quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Tendência Calçados Inverno 2010

Temas e conceitos que seguem como tendências para o desenvolvimento de coleções de calçados para o Inverno de 2010.









Já foi apontando que a sociedade - a partir de 2010 - estará vivendo um período de transformação e surgimento de novos valores diante da recente recuperação econômica mundial; desde que estudos e análise comportamentais para o ano seguinte tiveram início. No campo da moda, tais modificações prometem ter um impacto direto no que diz respeito aos desejos e necessidades dos consumidores.A mudança de pensamentos trará uma busca e estima a tudo que está relacionado à natureza, meio-ambiente e composição orgânica. Assim, cabe aos criadores de moda procurar alternativas e tecnologias que dêem conta de responder positivamente à essa demanda, não só satisfazendo, mas também antecipando expectativas que o público venha a ter.




Partindo dessa tendência, foram detectadas referências que prometem fazer sucesso e responder a esses anseios na temporada de Inverno de 2010. A primeira delas continua trazendo como fonte de inspirações as diferentes etnias, suas riquezas e particularidades visualizadas em jogos de cores, formas, elementos característicos de suas culturas, estampas e técnicas artesanais que evidenciam seus símbolos. A diversidade de informações a respeito desses povos rende composições únicas que prometem dar vida aos dias mais frios do inverno. Energia e vivacidade serão transmitidas através de uma cartela de cores bastante ousada em relação as predominantes dessa estação. Motivos folclóricos são retratados por meio de bordados, pinturas e estampas que ganham efeitos aquarelados em flores e inscrições tribais.




Referências típicas brasileiras surgirão de uma das festas mais antigas do mundo, o Carnaval. Esse universo rico permite que expressões originais e criativas surjam a partir dele. O essencial é saber como incorporar a alegria e liberdade enérgica das fantasias, alegorias, música e desfiles que marcam essa festividade nacional. Com muita cor, brilho e criatividade os calçados representarão os diversos conceitos encontrados no mundo carnavalesco.




A valorização do natural levará à conscientização e preferência pelo produto ecologicamente correto. Aqueles que prezam pelo desenvolvimento do design inteligente, denominado “ergodesign” tendem a se sobressair no mercado por possuírem uma postura responsável, condizente com essa tendência humanista que vem se firmando para 2010. Novos experimentos e a utilização moderada dos recursos combinarão com sucesso estruturas cinzentas, elásticas, flexíveis e translúcidas com clássicos marrons, verdes e beges de materiais rígidos e opacos.




A visão contemporânea aparece nas combinações inovadoras entre formas e cores que surgem em códigos visuais próprios das particularidades do ser humano, o qual continuará procurando se expressar com exclusividade. Produtos inteligentes que dão volume aos tradicionais calçados encontrados no mercado, chegam repleto de texturas em relevo, laminados, fluorescências, couros desgastados e filamentos tecnológicos.




A customização como ferramenta para personalizar seus pertences e se manifestar de forma única e individual para a sociedade traz como tendência para idéias surreais que ganham forma em objetos ficcionais, os quais combinam formas inéditas e desejáveis que transmitem a idéia forte e impactante dos cenários urbanos, aliada ao lado lúdico e simbólico da realidade social.




Assim, temos tendências diversas que apontam para um Inverno bastante democrático quanto a cores e formas, sempre desenvolvidas de forma consciente e em prol do relacionamento entre homem e ambiente. Brilhos, energia e vivacidade chegam com as referências étnicas, de tradições e festas típicas de diferentes nações. O entrosamento entre natureza e tecnologia acompanha o tema que reverência o estilo de vida do sertão; e, por fim, temos as influências contemporâneas do ineditismo urbano sendo refletidas em materiais, tons e design dos calçados desenvolvidos para as estações frias de 2010.




Por: Davi Lopes

1 comentário:

  1. Anónimo23:33

    pensando nisso, eu vi uma marca de sapato chamada naturezza-via uno, que vem exatamente com esse proposito de responsabilidade ambiental.achei muito legal a proposta da marca, e os sapatos sao lindos.

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