quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Customização!

Que a moda é um empreendimento global, ninguém mais tem dúvida. Já é uma linguagem internacional que ultrapassa fronteiras étnica e de classes. E nas partes do mundo, onde as roupas da moda são amplamente disponíveis; a vestimenta serve para expressar modernidade e informações, garantindo um acesso às pessoas como uma forma de aceitação ao meio. Como comenta Colin McDowell (1995) apud JONES, 2005, “nós precisamos mais da moda do que das roupas não para cobrir nossa nudez, mas para vestir nossa auto-estima”. As roupas novas podem ajudar as pessoas a se sentir mais confiantes, mas, o que elas necessitam muito no momento é da diferenciação sem serem realmente diferentes.Portanto, somos levados a buscar maneiras de nos diferenciarmos, e o adorno é um meio que possibilita enriquecer nossos atrativos físicos, afirmar nossa criatividade e individualidade, sinalizando nossa associação ou posição dentro de um grupo ou cultura. Como os adornos podem ser permanentes ou temporários, somos levados a utilizá-los como convêm os vários meios disponíveis e acessíveis as nossas possíveis condições.Contudo, a moda e as roupas precisam ser adequadas ao estilo de vida de cada um. A idéia da moda “ditada”, uma tendência imposta pelo mercado, necessita de uma análise significativa sobre adequação do produto ao modo de vida do consumidor. A cada dia o consumidor dispõe de menos tempo e paciência para sair às compras, na verdade, ele espera encontrar rapidamente aquilo que busca dentro das suas expectativas e desejos, não acontecendo, vai à busca de novas compensações, como o culto ao corpo e outros meios. Temos como exemplo a onda da construção ao corpo, uma forma de expressão mais significante, quer na moda da silhueta, quer na moda da vestimenta, uma maneira de dar forma e modelação que lhe confere o seu bem estar. Segundo Castilho (2004), o homem tem essa tendência de redesenhar o próprio corpo, em razão dessa eterna insatisfação com a própria aparência, mas graças a nossa segunda pele, onde podemos esconder ou evidenciar as possíveis imperfeições, a roupa colabora perfeitamente na construção de uma nova imagem mais próxima do que desejamos.Essa prática, do saber-fazer, de reorganizar, do reinventar, faz parte de um momento, onde o movimento da diferenciação colabora para que cada um procure fugir da massificação, permitindo uma individualização por meio de peças únicas. Esse momento é agora, com a onda da customização, essa proposta possibilita o indivíduo destacar-se em um grupo homogêneo. É uma tendência que reflete a necessidade de diversificar e individualizar as roupas com o objetivo de fugir das normas impostas, porque reflete através das vestes sua ideologia e até sua crença. O que é customização?A palavra customização, que até pouco tempo não existia na língua portuguesa, foi criada para traduzir uma expressão em inglês – custom made - significa então sob medida. Tudo indica que essa proposta nasceu com o movimento hippie na década de 60, com o advento dos processos artesanais e o desenvolvimento de técnicas de tingimentos de tecidos, trabalhos com retalhos (patchwork) contribuindo para personalização das peças. (PALOMINO, 2002)Nessa onda, customizar significa reciclar, transformar o básico numa nova peça, única, exclusiva, seja com recortes, apliques, costuras decorativas, lantejoulas, pedrarias, babados, botões, tingimentos, pinturas, dentre outras infinidades de maneiras e materiais utilizáveis. É um verdadeiro “vale tudo” para a obtenção de roupas e acessórios únicos, diferentes daqueles produzidos em série. Pode ser feito através de técnicas somente manuais, técnicas à máquina, colada, silkada, cortada, como também usando todas as técnicas necessárias e possíveis para um bom resultado estético harmonioso. Na opinião de Vicent-Ricard (1989), a conseqüência imediata do fenômeno foi o surgimento e o fortalecimento de um poder específico, capaz de desorganizar tudo: a iniciativa criadora e personalíssima do consumidor, que permite a cada um exercer sua própria criatividade em função de sua imaginação e de suas visões.

Agora À Moda Por te propõe um desafio, será que és capaz de customizar algo?

Por: Davi Lopes

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