Inspiradas nas botas militares inglesas do século XIX, foram transformadas em botas para usar no campo. No século XXI, Kate Moss usou umas vulgares galochas num concerto e virou moda.
Todo o adulto se lembra de ter tido umas e todas as crianças adoram usá-las quando chove e há poças para chapinhar - são as galochas ou botas de borracha. Talvez não saiba que o seu criador tenha sido um aristocrata inglês, Arthur Wellesley, duque de Wellington, herói de guerra que derrotou Napoleão na batalha de Waterloo, Bélgica, em 1815. Este senhor, depois de regressar a casa (Inglaterra), mandou fazer umas botas inspiradas no modelo usado pelos militares ingleses e que pudessem ser calçadas no campo. Em Inglaterra, as botas de borracha continuam a chamar-se "Wellington boots" ou "Wellie boots" , em homenagem a este herói.
Muito necessárias em profissões ou hobbies ligados à pesca, ao campo, ao armazenamento de comida em arcas frigoríficas - basicamente em ambientes húmidos -, as galochas são também, curiosamente, usadas pela Rainha Isabel II, de Inglaterra e, no entanto, nunca se tornaram fashion.
Mas recentemente, não há mais de dois anos, a modelo Kate Moss foi a um concerto ao ar livre, em Inglaterra, numa zona em que o chão costuma estar todo enlameado. Até aqui nada de novo, não fosse o facto de ter calçado umas galochas e estas terem voltado a estar na moda. Claro que o modelo utilizado eram umas normais botas de borracha, mas hoje os modelos disponíveis nas lojas têm os mais variados padrões, cores e altura de cano...
As crianças acabaram por lucrar com esta invasão das ditas, pelo facto de a oferta ter aumentado em termos de criatividade e preços.
Mas os adultos, principalmente as senhoras, podem escolher entre marcas caras - Gucci ou Marc by Marc Jacobs - e marcas mais acessíveis - Rip Curl, Segue… ou Diesel. Os mais novos têm a Zippy, Just for Kids, Hello Kitty, UCB, Elle e Lanidor.
Usar este género de calçado tem alguns truques: não deve ser conjugado com todos os estilos: nunca vestir um fato ou vestido de cocktail! Se tiver uma postura descontraída e moderna, não hesite, mas esteja atenta aos padrões para não parecer demasiado e a relação da altura do cano com a sua perna. Depois é só recordar e divertir-se com a chuva ou sem ela!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário